17:44 |
A Frente Parlamentar de Apoio à Defensoria Pública foi lançada na tarde desta terça-feira (29) em ato realizado no Salão Júlio de Castilhos. A instalação foi requerida pelo deputado Raul Carrion (PCdoB) e conta com o apoio de 41 parlamentares de diversos partidos representados na Casa. Entre as primeiras ações da Frente está a visita a defensorias no Interior do Estado para, segundo Carrion, conferir as instalações das instituiçãos. Outra meta do grupo é lutar pelo aumento nos investimentos da instituição no Orçamento Estadual.
"A Frente nasceu da demanda da categoria, que se encontrava em paralisação", explicou Raul Carrion. Será um canal para discutir questões pendentes e outras mais estratégicas, "a Defensoria atende setores mais vulneráveis da população", lembrou.
Para o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpergs), Cristiano Heerdt, a Frente "será mais um instrumento para fortalecermos nossa instituição, pacificadora de conflitos sociais". Em nota à imprensa publicada hoje, a entidade afirma que a suspensão da paralisação da categoria, desde a última sexta-feira (25), também foi motivada pela criação da Frente Parlamentar e resulta de um voto de confiança ao Parlamento. "Estamos felizes por poder contar com o apoio dos vários partidos à nossa causa e acreditamos que o Governo Estadual será sensível à retomada do diálogo", afirmou Heerdt.
Representando a Mesa Diretora da Assembléia, o 1º Secretário, deputado Adão Villaverde (PT) declarou a instalação oficial da Frente e saudou a possibilidade de, através dela, a Casa realizar um debate mais amplo sobre o papel da instituição, "um instrumento jurídico importantíssimo para amplos setores da sociedade que enfrentam grandes dificuldades econômicas e sociais".
Na última quinta-feira (24), uma audiência pública na Comissão de Serviços Públicos da AL buscou um consenso para colocar fim à paralisação dos defensores, posição que a categoria acabou tomando no dia seguinte. Entre os temas tratados estavam as políticas relacionadas a cargos e salários, a falta de infra-estrutura para o trabalho da categoria e a carência de servidores na instituição.
Participaram do ato os deputados Miki Breier (PSB), Adilson Troca (PSDB), Adroaldo Loureiro (PDT) e Giovani Cherini (PDT).
Fonte: www.al.rs.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário